Atendimento 0800 648 8102
Olá Visitante, Entrar
PEQUENOS ANIMAIS GRANDES ANIMAIS
FALE CONOSCO
49 98863 1702
FALE CONOSCO
49 98437-7345
Postado em 13 de Julho de 2020 às 15h18

Tratamentos Homeopáticos e os Benefícios em Animais

Tratamentos Homeopáticos e os Benefícios em Animais

A pressão na busca por alimentos mais saudáveis vem fazendo com que a Homeopatia ganhe cada vez mais espaço, pois é um recurso muito utilizado desde a antiguidade e com o avanço tecnológico foi aprimorada com mais rapidez e facilidade para ser introduzida em diversos tipos de tratamentos com ótimos resultados, tendo assim um alimento mais seguro e livre de resíduos químicos. Assim cada vez mais, produtores buscam este tipo de tratamento para seus animais como terapia preventiva, ou curativa, pensando também em oferecer para o mercado produtos com maior segurança e qualidade.

A homeopatia é uma forma de terapia alternativa descoberta pelo Médico alemão Samuel Hahnemann e incluída na veterinária por Willem Lux e desde então vem sendo muito utilizada em animais.

Quer aprender mais? Confira abaixo um pouco da história da Homeopatia e os benefícios dos tratamentos homeopáticos.

Como Surgiu a Homeopatia

A homeopatia surgiu no século XVIII através do médico Samuel Hahnemann, que devido a grande quantidade de mortes ocorridas através dos recursos médicos da época, abandonou o exercício da profissão e passou a se dedicar em traduzir artigos médicos.

Devido a sua grande inteligência e curiosidade, Hahnemann ingeriu, sem estar doente, uma porção de quirino. Este medicamento atualmente é usado para o tratamento da malária. A ingestão do líquido provocou surtos febris parecidos com os pacientes dessa doença, onde então, ele constatou que alguns medicamentos podem curar doenças que possuem os mesmos sintomas, quando usado em uma pessoa sadia.

Assim se redescobria a Lei dos Semelhantes, onde se baseia todos os tratamentos por Homeopatia, que é chamada originalmente de “Similar Sibilus Curantur”, já conhecida na antiguidade em 400 a.C.

Aplicação da Lei dos Semelhantes

A lei dos semelhantes funciona da seguinte maneira: quando um paciente está com diarreia o médico homeopata usará medicamentos que quando usados em um homem sadio causara os mesmos sintomas que o paciente. Assim, para evitar a ação tóxica dos medicamentos, Hahnemann passou a usá-los diluídos em álcool, e entre uma diluição e outra ele agitava um certo número de vezes, esse procedimento é chamado de “dinamizações”.

Esses medicamentos eram testados em pessoas sadias nas mais diferentes situações e algumas dessas pessoas recebiam apenas o álcool sem o medicamento, assim no final de cada experimento os sintomas eram eliminados e que se resultavam apenas da imaginação da pessoa, sendo que ela não havia recebido realmente o medicamento.

Como foi testado em várias pessoas com mesmos sintomas, mas em situações diferentes, foi possível entender as características próprias da ação de cada medicamento.

Quando o tratamento homeopático é administrado de acordo com a lei dos semelhantes o medicamento exerce um efeito energético e benéfico ao organismo independente das causas da doença.

A Homeopatia na Veterinária

Durante aquela época diversas epidemias como: Peste Bovina, Carbúnculo Hemático e Mormo atacavam equinos e acabavam com os rebanhos de bovinos, com isso o Rei Luiz XV (da França) formalizou a profissão de medicina veterinária e surgiram as primeiras escolas veterinárias do mundo.

Devido a grande pressão em que se encontravam os veterinários a homeopatia começou a ganhar adeptos nesse meio, assim o professor alemão Willem Lux foi um dos primeiros veterinários a utilizar o método terapêutico da homeopatia, ganhando muita fama ao solucionar a epidemia do Carbúnculo Hemático.

Atualmente a homeopatia veterinária é muito procurada pra solucionar problemas como carrapato, mosca do chifre, verminose e mastite no gado de leite.

Confira abaixo alguns tipos de Homeopatias e seus Tratamentos

  • Parasitários: A homeopatia quando utilizada em casos de parasita reduz as infestações por carrapatos, bernes, moscas e vermes gastrointestinais em nível de pele e mucosa digestiva.
  • Mastites clínicas e subclínicas: Quando utilizada em casos de mastite, a homeopatia evita o prejuízo com o descarte do leite e reduz o custo da produção. O medicamento reduz o CCS (Contagem de Células Somáticas) estimulando o sistema imunológico e aumentando a resposta do úbere as infecções.
  • Papilomatose: A homeopatia em casos de papilomatose estimula as defesas do organismo do animal, promovendo assim a queda de verrugas e a renovação da pele, reduzindo o estresse e promovendo um equilíbrio no organismo do animal.
  • Pododermatite: Em casos de pododermatite a homeopatia auxilia na recuperação dos cascos dos animais através da regeneração dos tecidos e reduzindo a claudicação.


Ficou interessado em saber mais sobre os tratamentos homeopáticos?

Aqui na Confortin Distribuidor você conta com uma equipe que poderá lhe auxiliar e indicar os melhores medicamentos homeopáticos. Entre em contato conosco para saber mais.

Referências: https://realh.com.br/artigo/homeopatia-veterinaria/
https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/economia/pecuaristas-optam-pelo-tratamento-homeop%C3%A1tico-para-garantir-a-sa%C3%BAde-dos-animais-1.309174

Veja também

Cuidados com os rebanhos com a aproximação do verão17/12/23 O verão é uma estação desafiadora para os pecuaristas. As altas temperaturas e as mudanças climáticas podem causar desconforto significativo ao gado, afetando sua produtividade e bem-estar. Este período exige uma atenção especial aos cuidados com os rebanhos, principalmente para aqueles que lidam com grandes animais. Desafios do......
Conheça mais sobre a Microgeo Biotecnologia Agrícola.07/07/20 Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira/SP, é uma empresa 100% brasileira e responsável pela produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO®. Desenvolvida a partir de pesquisas......
Benefícios do Enxofre Pecuário Agronese11/07/23 A nutrição adequada é essencial para garantir o desenvolvimento saudável e o desempenho otimizado do rebanho. Entre os diversos nutrientes necessários, o enxofre desempenha um papel fundamental na saúde e na......

Voltar para Blog